Filtro Biológico
É constituído modernamente de um leito de material sintético. O efluente é lançado sobre este por meio de braços rotativos e percola (filtrar através de materiais porosos) através de material plástico denominado packing formando sobre estas uma película de bactérias.
O esgoto passa rapidamente pelo leito em direção ao dreno de fundo, porém a película de bactérias absorve uma quantidade de matéria orgânica e faz sua digestão mais lentamente. É considerado um processo aeróbio uma vez que o ar pode circular entre os vazios do material que constitui o leito fornecendo oxigênio para as bactérias.
Quando a película de bactérias fica muito espessa, os vazios diminuem de dimensões e a velocidade com que o efluente passa aumenta, devido a isso surgem forças cisalhantes que fazem com que a película se desgarre do material.
Packing:
O leito de material sintético é chamado de packing, recheio ou mídia. Trata-se de uma série de peças sintéticas que podem ser de polipropileno ou polietileno com áreas superficiais e of de vazios definidos, formando a área superficial calculada para o tratamento no filtro biológico.
Modelos Packing:
Todos os projetos de filtros biológicos envolvem o dimensionamento da área superficial total necessária para o tratamento do resíduo versus a área física disponível no empreendimento. Por isto dispomos de uma variedade de packings com áreas superficiais para melhor atender estes projetos.
Nossos packings começam com uma área superficial de 120 m2 / m3 até uma área de 620 m2 / m3
Tipos de packing:
Os packings que dispomos são classificados em dois tipos:
BioRing — Variam de uma área superficial de 120 m2 / m3 até uma área de 385 m2 / m3 — são os mais comumente usados tanto pelo custo como pela velocidade de produção dos mesmos
BioRing HS — Variam a área superficial de 500 m2 / m3 até 620 m2 / m3. São normalmente usados quando há uma necessidade muito grande de tratamento diminuindo a necessidade de área útil da empresa.
Fator de compactação:
Por se tratarem de peças randômicas, hå uma variação de volume entre o volume físico e o volume necessário de recheio.
Isto varia de acordo com o diâmetro da coluna x diâmetro do recheio. Isto é calculado da seguinte forma: